Você já ouviu falar da sobremesa formiga gelada? Esse é um doce típico da culinária brasileira, que leva coco, leite condensado, biscoito e ameixa. O nome vem da aparência da sobremesa, que lembra um formigueiro coberto de neve. A sobremesa formiga gelada é ideal para os dias quentes, pois é servida gelada e tem um sabor suave e cremoso. Além disso, é muito fácil de fazer e não precisa ir ao forno. Veja como é simples preparar essa sobremesa formiga gelada e agrade a toda a família com essa delícia.

Ingredientes Quantidade
Coco ralado 100 g
Leite de coco 1 xícara (chá)
Leite comum 1 xícara (chá)
Leite condensado 1 lata
Gemas 2 unidades
Margarina 1 colher (sopa)
Ameixa em calda 1 lata
Biscoito maizena ou champagne 1 pacote
Creme de leite sem soro 4 colheres (sopa)
Coco ralado para polvilhar A gosto

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, misture o coco ralado, o leite de coco, o leite comum, o leite condensado e as gemas. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até obter um creme espesso que solte do fundo da panela. Retire do fogo e acrescente a margarina, misturando bem. Deixe o creme de coco esfriar e reserve quatro colheres (sopa) para a cobertura.
  2. Escorra as ameixas e separe algumas para decorar. Pique o restante das ameixas em pedaços pequenos e reserve. Umedeça os biscoitos na calda das ameixas e reserve.
  3. Em uma forma de bolo inglês (11 x 25 cm), forrada com papel-alumínio, monte a sobremesa formiga gelada em camadas. Comece com uma camada de biscoitos, depois uma camada de creme de coco e por fim uma camada de ameixas picadas. Repita as camadas até terminarem os ingredientes, finalizando com uma camada de biscoitos.
  4. Misture o creme de leite com as quatro colheres (sopa) de creme de coco reservadas e espalhe sobre a última camada de biscoitos, cobrindo toda a superfície da sobremesa. Polvilhe coco ralado por cima e decore com as ameixas inteiras reservadas.
  5. Leve a sobremesa formiga gelada à geladeira por pelo menos quatro horas ou até que esteja bem firme. Na hora de servir, desenforme a sobremesa com cuidado, retirando o papel-alumínio, e corte em fatias.

Acompanhamentos:

  • Você pode servir a sobremesa formiga gelada com chantilly, calda de chocolate ou caramelo, para dar um toque extra de sabor e textura.
  • Você também pode servir a sobremesa formiga gelada com sorvete de creme, de baunilha ou de coco, para contrastar o sabor e a temperatura da sobremesa.

Substituição de ingredientes:

  • Se você quiser uma versão sem lactose da sobremesa formiga gelada, você pode substituir o leite comum por leite vegetal (de soja, de amêndoas, de coco etc.), o leite condensado por leite condensado de soja, a margarina por óleo de coco e o creme de leite por creme de leite vegetal (de soja, de arroz, de coco etc.).
  • Se você quiser uma versão sem glúten da sobremesa formiga gelada, você pode substituir o biscoito maizena ou champagne por biscoito de arroz, de amido de milho ou outro biscoito sem glúten de sua preferência.

Informações nutricionais por porção:

  • Considerando que essa receita rende 10 porções, cada porção (1 fatia) tem aproximadamente:
    • Calorias: 400 kcal
    • Proteína: 6 g
    • Carboidratos: 50 g
    • Gorduras totais: 18 g

FAQ:

  • Posso usar coco fresco no lugar do coco ralado?
    • Sim, você pode usar coco fresco no lugar do coco ralado, mas nesse caso você deve ralar o coco na hora e usar a mesma quantidade indicada na receita. Você também pode usar a água do coco para umedecer os biscoitos, se desejar.
  • Posso usar outra fruta no lugar da ameixa?
    • Sim, você pode usar outra fruta no lugar da ameixa, como damasco, cereja, morango ou pêssego. Nesse caso, você deve usar a fruta em calda ou cozinhar a fruta fresca com açúcar e água, até formar uma calda. Você também pode usar a calda da fruta para umedecer os biscoitos, se preferir.
  • Posso fazer a sobremesa formiga gelada em uma travessa ou em taças individuais?
    • Sim, você pode fazer a sobremesa formiga gelada em uma travessa ou em taças individuais, seguindo o mesmo modo de preparo e montagem da receita. Nesse caso, você não precisa forrar a travessa ou as taças com papel-alumínio, mas deve untá-las levemente com margarina ou óleo para facilitar na hora de desenformar.