Você está procurando um aperitivo crocante e saboroso para servir em uma festa, em um lanche ou em uma refeição? Então você vai adorar essa receita de croquete de carne diferente, que leva um ingrediente surpreendente: a maionese. A maionese é usada na massa do croquete, junto com leite, trigo, sal e cheiro verde, e dá uma textura macia e úmida ao salgado. O recheio é feito com carne moída refogada com cebola e sal, e fica bem temperado e suculento. Essa receita é fácil de fazer, rende bastante e fica pronta em pouco tempo. Experimente esse croquete de carne diferente e se delicie com esse aperitivo.

Ingredientes

Para a massa

Ingredientes Quantidade
Leite 2 xícaras
Maionese 4 colheres de sopa
Trigo 2 xícaras
Sal A gosto
Cheiro verde A gosto

Para o recheio

Ingredientes Quantidade
Carne moída 500 g
Óleo 2 colheres de sopa
Sal A gosto
Cebola picada 1 unidade pequena

Você também vai precisar de ovos batidos e farinha de rosca para empanar os croquetes, e óleo para fritá-los.

Modo de Preparo

  1. Em uma panela, coloque o leite, a maionese, o sal e o cheiro verde. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver.
  2. Quando ferver, abaixe o fogo e acrescente o trigo, de uma vez só, mexendo vigorosamente com uma colher de pau, até formar uma massa que solte do fundo da panela. Desligue o fogo e transfira a massa para uma superfície lisa e enfarinhada. Deixe esfriar um pouco.
  3. Em outra panela, aqueça o óleo e refogue a cebola, até ficar macia. Junte a carne moída e o sal, e cozinhe, mexendo de vez em quando, até que a carne esteja bem dourada e sequinha. Desligue o fogo e reserve.
  4. Pegue uma porção da massa e abra na palma da mão, formando um disco. Coloque uma colher de sopa do recheio de carne no centro do disco e feche a massa, modelando um croquete. Repita o processo com o restante da massa e do recheio.
  5. Passe os croquetes pelos ovos batidos e pela farinha de rosca, empanando bem. Frite os croquetes em óleo quente, aos poucos, até que estejam dourados e crocantes. Escorra os croquetes em papel absorvente e sirva em seguida, ou deixe esfriar e guarde em um recipiente fechado.

Acompanhamentos

Você pode servir os croquetes de carne diferente com os seguintes acompanhamentos:

  • Molho de mostarda: Um molho de mostarda, feito com mostarda, maionese, creme de leite, sal e pimenta, é uma ótima opção para acompanhar os croquetes, pois traz um toque picante e cremoso ao prato. Você pode servir o molho à parte, em uma molheira, ou colocar sobre os croquetes antes de servir, se preferir.
  • Salada de repolho roxo: Uma salada de repolho roxo, temperada com vinagre, azeite, sal, pimenta e açúcar, é uma ótima opção para acompanhar os croquetes, pois traz cor, acidez e crocância ao prato. Você pode cortar o repolho roxo em tirinhas finas ou ralar no ralo grosso. Fica uma delícia.

Substituições

Se você tem alguma restrição alimentar ou prefere uma versão mais saudável dos croquetes de carne diferente, você pode fazer as seguintes substituições:

  • Carne moída: Você pode substituir a carne moída por carne de soja, por carne de frango moída ou por carne de peixe moída.
  • Maionese: Você pode substituir a maionese por iogurte natural, por creme de leite ou por creme de tofu.
  • Trigo: Você pode substituir o trigo por farinha de aveia, por farinha de arroz ou por farinha de amêndoas.
  • Óleo: Você pode substituir o óleo por azeite de oliva, por óleo de coco ou por manteiga ghee.
  • Ovos: Você pode substituir os ovos por água com farinha de linhaça, por água com farinha de chia ou por purê de banana.
  • Farinha de rosca: Você pode substituir a farinha de rosca por farinha de rosca integral, por farinha de quinoa ou por farinha de coco.

Informações Nutricionais

As informações nutricionais por porção dos croquetes de carne diferente são as seguintes:

Calorias Proteína Carboidratos Gorduras Totais
254 kcal 11 g 22 g 13 g

FAQ

Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre os croquetes de carne diferente:

  • Posso fazer os croquetes sem recheio? Sim, você pode fazer os croquetes sem recheio, se preferir. Basta modelar a massa em formato de bolinha e empanar e fritar normalmente. Você pode polvilhar queijo parmesão ralado, gergelim ou linhaça por cima, se quiser.
  • Posso usar outros ingredientes no recheio? Sim, você pode usar outros ingredientes no recheio, se quiser. Você pode adicionar milho, ervilha, palmito, cenoura, brócolis, espinafre, abobrinha, abóbora, ovo cozido, sardinha, salame, mortadela, catupiry, requeijão, cheddar, provolone, gorgonzola, manjericão, salsa, cebolinha, alho-poró, curry, pimenta, noz-moscada, ou o que mais gostar. Use a sua criatividade e o seu paladar.
  • Posso fazer os croquetes no forno ou na airfryer? Sim, você pode fazer os croquetes no forno ou na airfryer, se quiser. Basta untar uma forma ou uma cesta com óleo ou margarina e colocar os croquetes, deixando espaço entre eles. Leve ao forno ou à airfryer pré-aquecidos a 200°C por cerca de 20 minutos, ou até que estejam dourados e crocantes. Vire os croquetes na metade do tempo, para que fiquem assados por igual.
  • Posso congelar os croquetes? Sim, você pode congelar os croquetes, se quiser. Basta embrulhar bem os croquetes em papel-alumínio ou plástico-filme e colocar em um recipiente fechado. Os croquetes podem durar até 3 meses no congelador. Para descongelar, deixe os croquetes em temperatura ambiente por algumas horas ou aqueça no micro-ondas por alguns segundos.